segunda-feira, outubro 19, 2009

Retrospectiva

Faz precisamente hoje um ano desde o dia em que a minha vida mudou completamente. Antes estava confuso, perdido, sem saber para onde ir, pois nada fazia sentido… Sempre acreditei em Deus, devido à educação que tive, mas nunca vivi realmente em função dessa crença. Sempre tive o maior respeito, e até tive experiencias espirituais muito intensas, e nunca duvidei a existência e o poder de Deus, mas havia algo errado. Eu sempre senti as coisas de uma forma diferente, pensava estar a amar mas a bíblia condenava aquilo que sentia, condenava aquilo que eu era. Agir segundo aquilo que o meu coração dizia e satisfazer os meus desejos era um pecado abominável, pecado este que nem eu sabia se havia perdão para tal. Então resolvi ignorar aquilo que acreditava e fui em busca de prazeres. Durante um tempo passaram pelas minhas mãos alguns líquidos, algumas substâncias, alguns corpos, que davam-me algum prazer momentâneo. Mas este prazer tão efémero, provocava-me uma dor imensa quando terminava a sua utilização. Eu sentia um nojo enorme de mim mesmo depois de ter feito algumas acções. Mais tarde convenceram-me a entrar num centro do Desafio Jovem. Muitos diziam que não valia a pena, mas eu apercebi-me que se não tentasse parar naquele momento iria cair até “ao fundo do poço” e eu não queria lá chegar. Aceitei com muita facilidade as convicções religiosas que me apresentaram, pois sempre cresci a acreditar naquilo, mas para mim não fazia sentido. Continuava achar hipócrita quando alguém dizia-me “Deus te ama”, pois sabia que não escolhi ser e sentir desta maneira, e a palavra condenava aquilo que era. Não era algo que pudesse parar de consumir ou algo deixasse de fazer, Era algo que sempre fez parte de mim. Tentei lutar contra essa minha natureza com todas as minhas forças mas certo dia a minha cabeça não aguentou e tive de fazer uma breve visita à área de psiquiatria do Hospital Santa Maria. Perante isto tudo já nem tinha amor-próprio, já não conseguia gostar de mim, e comecei a achar que não fazia sentido viver, pois achava que estava condenado a ir para o inferno e não havia absolutamente nada que pudesse fazer para mudar isso. Nenhum pastor nem nenhum psicólogo conseguiam me ajudar perante esta situação. Eu não tinha escolha, não tinha alternativa, só me restava esperar para morrer. Mas no dia 19 de Outubro de 2008, ouvi o versículo 8 do salmo 139 (Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também). Isto é simples, não vou complicar as coisas com teorias místicas, metafísicas ou filosóficas. O Seol é o inferno, então isto significa que por pior que seja a minha situação eu sei que Deus me ama apesar disso tudo. Pode parecer estranho ou até demasiado simples, mas foi mesmo assim como um clic. Percebi que a misericórdia de Deus é maior do que aquilo que podemos imaginar, e assim soube que Ele ama-me incondicionalmente, e não interessa mais nada. Apartir desse momento entreguei-me a Ele totalmente, com todas as minhas falhas, todos os meus defeitos, todos os meus problemas, e pedi que me ajuda-se a compreender o que tenho de fazer para ser aquilo que Ele quer de mim. Foi uma decisão que fiz de livre vontade e não hesitei. Ao longo do tempo percebi que Deus não gosta do pecado mas ama o pecador, então eu percebi que todos nós temos uma natureza com uma inclinação para o pecado, e estamos sujeitos a sentirmo-nos tentados, mas até mesmo Jesus foi tentado e ultrapassou todas as dificuldades. Com Deus aprendi a tomar as decisões certas e isso reflectiu-se sem que me apercebesse. Assim consegui aceitar a minha pessoa, pois sei que Deus me aceita tal como sou, e Ele está a trabalhar e a moldar aquilo que sou. 
Não importa se há um vicio, um habito, um desejo um sentimento. NADA NOS PODE AFASTAR DO AMOR DE DEUS.
Jesus veio ao mundo para mostrar que nada é impossível e podemos ser livres para fazer as nossas escolhas, tomar as nossas decisões. Eu hoje sou livre de escolher agradar a Deus e ser feliz em vez de deixar-me levar por prazeres efémeros que prejudicam-me imenso. Eu hoje sei que estou perdoado e justificado, sei que estou seguro mesmo no meio de todas as tribulações… Sei que estou salvo. E assim aprendi o que é o verdadeiro amor.
Não importa quem tu és, Deus ama-te tal como estás e quer mudar a tua vida.

Sem comentários: